quinta-feira, 10 de março de 2011

“Golf Ball” ou Foco Ecogênico Intracardíaco


      A visualização de um foco ecogênico intracardíaco (FEI) no segundo trimestre de gestação é relativamente comum, estando presente em 3 a 4% dos fetos normais. É descrito como um ponto brilhante, semelhante ao eco das partes ósseas, causado pelo reflexo dos músculos papilares e da cordoalha tendínea, explicado através da análise histológica como uma mineralização da região. Outro fator relevante no percentual de visualização é a raça, pois os asiáticos têm uma prevalência maior de (FEI) quando comparados aos caucasianos, por exemplo.
      Existem vários estudos que avaliam a relação do FEI e trissomias 21 e 13. No entanto, quando o FEI é um achado isolado em pacientes de baixo risco, sem outros marcadores maiores ou menores para aneuploidias, é considerado uma “variante normal” da anatomia e geralmente não há necessidade de outros métodos de investigação. (Callen –Ultrasonography in Obstetrics and Gynecology)
      Encontrei um estudo comparando a visualização de um versus múltiplos focos ecogênicos intracardíacos e a relação com a trissomia do cromossomo 21. Foi publicado no American Institute of Ultrasound in Medicine, em 2010.
      Eles concluíram que o achado de múltiplos FEI tem maior relação com a Síndrome de Down (8,5% dos fetos com 2 FEI tiveram o diagnóstico de T21 x 0,6% dos fetos com 1 FEI com T21). Complementaram a avaliação dizendo que os achados precisam ser colocados no contexto de cada situação, e se a paciente tem simultâneamente um alto risco para T21 e múltiplos FEI isso pode aumentar em até 50% a chance de um feto com Síndrome de Down.


6 comentários:

  1. Carolina,
    Tenho 32 anos e esta é a minha primeira gravidez.
    FIz os meus screenings do primeiro e segundo trimestre. Deu tudo certo, com excessao do FEI.
    Estou preocupadissima.
    Os medicos daqui dos EUA me ofereceram o aminiocintese, porem, pelo que falaram, o risco de aborto neste exame é de 1 em 500.
    GOstaria da sua opinião.
    Obrigada,
    Fernanda
    fe_braga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, respondi sua dúvida por e-mail, caso não receba, favor me avisar!

    ResponderExcluir
  3. Carolina tenho 29 anos e estou na minha primeira gravidez, tão planejada e desejada, estou com 18 semanas e minha aflição começou na minha primeira morfológica onde o GO disse q minha TN deu um pouco alterada (2.2)com presença do osso nasal e ontem fui na consulta de rotina e viu na ultra som obstétrica que o BB tinha esta bolinha no coração, disse dizer normal mais ai quando cheguei em casa fui pesquisar sobre o assunto e associei com a primeira morfológica aumentou o desespero. Meu médico marcou pra daqui a um mês a morfológica do 2 trimestre estou em prantos. Gostaria de saber sua opinião sobre o assunto e se existe algum exame q possa fazer para confirmar se meu BB tem alguma síndrome
    Meu email ivanilde-rr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Carolina tenho 29 anos e estou na minha primeira gravidez, tão planejada e desejada, estou com 18 semanas e minha aflição começou na minha primeira morfológica onde o GO disse q minha TN deu um pouco alterada (2.2)com presença do osso nasal e ontem fui na consulta de rotina e viu na ultra som obstétrica que o BB tinha esta bolinha no coração, disse dizer normal mais ai quando cheguei em casa fui pesquisar sobre o assunto e associei com a primeira morfológica aumentou o desespero. Meu médico marcou pra daqui a um mês a morfológica do 2 trimestre estou em prantos. Gostaria de saber sua opinião sobre o assunto e se existe algum exame q possa fazer para confirmar se meu BB tem alguma síndrome
    Meu email ivanilde-rr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Fizemos ontem a segunda trimestral, foi constatado?
    Translucencia Nucal em um exame anteriores: 1,8 mm
    osso nasal? 4,5 mm e
    Foco ecogênico intracardíaco....

    Isso significa que o bebe tem síndrome de down?

    Está com 21 semanas e 4 dias (na data de hoje)

    Medidas:
    diametro biparietal: 51,1 mm
    diametro occipto frontal: 68,8 mm
    diametro transverso do cerebelo: 23,6 mm
    atrio do ventriculo: 6,0 mm
    prega nucal: 4,1
    circunferencia abdominal fetal: 162 mm
    comprimento do femur: 39,2 mm
    comprimento da ulna: 32,9 mm
    Diametro do umero: 35,7 mm
    Diametro da tibia: 33,9 mm
    peso fetal provavel: 455,00 gramas
    estatura fetal: 26,00 cm

    Obs: DUM 01/10/2015

    A gente esta bem desesperado sabe, temos uma filha de 6 anos normal e ontem saber dessa informação é meio difícil...

    PODE NOS AJUDAR?

    Contato: kenyaxandy@gmail.com

    ResponderExcluir