segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Desafios no diagnóstico de anormalidades não-cromossômicas entre 11 e 13 semanas


      Achei bem interessante um artigo da Prenatal Diagnosis, de 2011, que fala sobre o desempenho da ultrassonografia (USG) realizada entre 11 e 13 semanas para detectar alterações não-cromossômicas no feto.
      Um dos autores é o conhecido Dr. Nicolaides, da Inglaterra, responsável pela descoberta da importância de medir a transluscência nucal dos fetos entre outros estudos que evoluíram a medicina fetal.
      Eles fizeram um estudo retrospectivo, de março de 2006 à setembro de 2009, onde foi analisado mais de 45.000 gestações únicas entre 11semanas à 13 semanas e 6 dias, realizando uma USG e o estudo do risco individual para T21, T18 e T13.
      Foram excluídas as aneuploidias e avaliados os achados ecográficos que demonstravam algum tipo de anormalidade fetal.
      A conclusão é que algumas anormalidades são sempre detectáveis com 11-13 semanas, como: Anencefalia, holoprosencefalia, onfalocele, gastrosquise, megabexiga e malformações múltiplas. Outras alterações são indetectáveis nessa idade gestacional, como: Microcefalia, agenesia de corpo caloso, ventriculomegalia, tumores fetais, lesão ecogênica pulmonar, sinal da dupla-bolha e hidronefroses severas. E algumas anormalidades, como, espinha bífida e certos defeitos cardíacos podem até ser detectadas dependendo da técnica utilizada, da experiência do examinador e do objetivo da USG.

5 comentários:

  1. cáááááá...
    não entendo quase nada dessas coisas que vc escreve (digo em termos técnicos), mas estou amando o blog e saber da sua experiencia ai....
    vc é mto metida e eu sou mto metida por ter vc como amiga!
    parabéns pelo esforço e dedicação! Tenho certeza
    que muito em breve vc vai colher os frutos disso tudo!
    um ótimo fds....
    bjao enorme amiga!!!
    Carol C.

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol.... amei seu blog.
    Participo de um grupo de apoio a gestantes de alto risco, temos 2 blogs super interessantes associados ao grupo, gostaria de saber se você tem interesse de participar do nosso grupo.
    Meu filho nasceu com gastrosquise e está hj com 4 anos, no nosso grupo todos os membros são pais e familiares de crianças que nasceram com gastrosquise ou onfalocele.
    Paula Rodrigues
    Meu e-mail: paulinhaefelipe2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog sobre gastrosquise e onfalocele realmente é muito interessante! Já estou participando! Obrigada!

      Excluir
  3. Oi carol, Boa tarde! Amei seu blog e participo também dos blogs citados pela ''paulinhaefelipe2009@hotmail.com''. Estou grávida e minha filha tem gastrosquise, gostaria também que participasse dos blogs. Obrigada
    amandaellis@bol.com.br

    ResponderExcluir