quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

As práticas atuais na determinação da amnionicidade e corionicidade nas gestações múltiplas


      Este trabalho foi desenvolvido aqui na UCSD por alguns dos meus professores, inclusive a Dra. Dolores Pretorius, radiologista conceituada que já publicou mais de 175 artigos e 4 livros didáticos, é revisora de mais de 10 revistas médicas e recebeu o “3D Ultrasound Pioneer Honor” no 2º Congresso Mundial de Ultrassonografia 3D, em 1999. Ele foi publicado na Prenatal Diagnosis, em 2011.

      Foi feita uma análise retrospectiva sobre a acurácia na determinação da amnionicidade e corionicidade (A/C) em um centro terciário, nesse caso a UCSD, comparando com os resultados das avaliações realizadas previamente ao encaminhamento para este serviço.
      No total de 289 gestações múltiplas, 245 eram gemelares, 39 trigemelares e 5 quadrigemelares.
      Durante o primeiro trimestre de gravidez o diagnóstico correto da A/C no serviço terciário foi feito em 100% das gestações gemelares e trigemelares, obtendo apenas um erro em gestação quádrupla.
      A dificuldade para realizar uma análise precisa aumenta com o decorrer da gestação. No terceiro trimestre eles obtiveram acurácia em 89,1% dos gemelares e 90,5% dos trigemelares.
      Na avaliação geral, o centro terciário fez o diagnóstico certo em 96,8% dos casos, enquanto as unidades de referência realizaram 46,1% deles (p<0,001).
      O estudo demonstrou que a acurácia no diagnóstico da A/C é melhor nas ultrassonografias precoces. Eles sugerem ênfase no treinamento para a análise das imagens devido à importância de uma avaliação correta e, se não houver profissional experiente, encaminhar a gestante para um serviço terciário, pois com um diagnóstico certo a paciente pode saber melhor sobre o prognóstico da sua gravidez e as opções de intervenção caso ocorra alguma complicação.

      Obs.: O diagnóstico da A/C em gestações múltiplas é crucial. O manejo e tratamento de algumas intercorrências estão disponíveis, o que pode resultar em melhores resultados fetais nas gestações monocoriônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário