sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Comentários...

      Bom, já faz mais de uma semana que estou acompanhando o serviço de medicina fetal aqui em San Diego. Ainda estou conhecendo os lugares, as pessoas, tudo é novo pra mim aqui!
     O que já dá para dizer é que a organização deles é impressionante e que a possibilidade de se dedicar ao serviço que eles prestam faz tudo parecer muito fácil, afinal, eles não precisam dar plantões durante à noite e passar o outro dia trabalhando como estamos acostumados a fazer no Brasil.  
      Fico a maior parte do tempo no "Fetal Center" acompanhando os perinatologistas e os radiologistas. Os exames são realizados pelas técnicas em ultrassonografia e, quando necessário, os médicos fazem algumas imagens para complementar os exames. Tenho também atividade no ambulatório de gestações múltiplas, no centro obstétrico e participo das discussões de casos e das palestras semanais.
      Amniocentese é feita quase que de rotina, eles oferecem o procedimento para todas as pacientes que apresentam alteração no exame, até mesmo os marcadores menores para T21, T18, T13,...
      Eles também fazem os rastreamento através dos marcadores maternos no sangue e fica tudo muito bem documentado no prontuário, afinal, a preocupação com os processos médicos aqui já é bem conhecida. Ah, e as pacientes não levam nenhum relatório do exame com elas, fica tudo no prontuário, o obstetra deve acessar o sistema ou ligar para solicitar as informações!
      Não tenho muito tempo para escrever aqui durante a semana, pois fico durante todo o dia no hospital e a noite sempre tenho o que estudar, mas vou tentar postar alguns resumos de artigos interessantes que estou lendo e continuar relatando como as coisas funcionam por aqui!

2 comentários:

  1. Oi Carol. Me chamo Renata> sou médica e acabei a residencia de GO agora em janeiro. vou fazer um observership de 4 semanas em Yalle e 4 semanas na NYU. estou um pouco apreensiva. Começo em 1 semana. Alguma dica pratica? obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata! Olha, o que posso te dizer é que provavelmente vc vai adorar. No começo tudo é novo, inclusive a língua, pois mesmo sabendo falar inglês a gente sofre um pouquinho na primeira semana!
    Eu tenho sempre uma cadernetinha no bolso para anotar as coisas interessantes e um pen drive também. Todos os dias leio artigos relacionado ao que eu vi de diferente durante o dia, isso me ajuda a guardar melhor o que aprendi e aprofundar no assunto, se fica alguma dúvida no outro dia pergunto para os médicos.
    Fico feliz por vc, essa é uma oportunidade indescritível, vc vai ver! E fiquei curiosa sobre o que vai fazer, onde fez residência...se puder mande mais informações no meu e-mail: carolnaucsd@bol.com.br
    Abraços

    ResponderExcluir